Apesar de ser um cálculo relativamente fácil, muitos gestores têm dificuldades na hora de calcular os custos relativos ao seu faturamento, sendo o cálculo do custo das mercadorias vendidas um indicador necessário para a gestão financeira de todos negócio, entender o caminho para chegar ao valor destes custos seja ele do produto individual, de um grupo de produtos ou de um período em um empresa, permite ao gestor do negócios tomar decisões assertivas em relação a gestão financeira de sua empresa.
A facilidade no cálculo se dá por ele envolver apenas variáveis de inventário de estoque, compra de mercadorias e operações matemáticas de adição e subtração, o gargalo acontece quando as empresas não conhece o valor do capital investido em seus estoques, ou seja, não existe rotinas administrativas de controle de estoque, assim as empresas não inventariam seus estoques e não os conhece. O fato das empresas não realizarem inventário de seus estoques, não impossibilita que a empresa calcule o valor do custo de suas vendas. Uma alternativa a esta situação seria a empresa tirar um relatório de suas vendas realizada no período, e somar o valor dos custos destas vendas, assim ele terá o valor de custo de suas mercadorias vendidas no período, deixando de lado as variáveis as movimentações de estoque.
Utilizar a fórmula do Custo da Mercadoria Vendida (CMV) é ideal para empresas que atualizam periodicamente o inventário, pois permite que as rotinas de controle e gestão da organização estejam alinhadas com a realidade da empresa.
Muitos sistemas de gestão informatizada já calculam automaticamente o valor de custo das mercadorias, tendo em vista que as empresas que já possuem seus processos automatizados, o inventário é realizado periodicamente (entradas, vendas e devoluções de vendas e compras), de acordo com a movimentação dos produtos em estoque sendo assim cabe a empresa apenas acompanhar a acuracidade das informações inseridas no sistema.
Entender a importância do cálculo das mercadorias vendidas é essencial para saber qual a margem de contribuição ou lucro bruto da empresa, ou seja, qual o percentual de margem de contribuição que sobra para cobrir todas as despesas necessária para manter a organização funcionando, e sobrar o lucro desejado pelo empresário.
Para calcular o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) em uma empresa, siga os passos abaixo. Este cálculo é essencial para entender a lucratividade de uma empresa e como ela está gerindo seu inventário.
Passo a Passo para Calcular o CMV:
- Determine o valor do estoque Inicial:
Este é o valor total do estoque que a empresa tinha no início do período analisado. Este valor geralmente é obtido a partir de informações do sistema gerencial ou por outra forma de controle, caso faça o inventário inserir as informações no sistema antes de analisar as informações.
- Determine o valor de Compras de Mercadorias:
Adicione o valor de todas as compras de mercadorias feitas durante o período. Inclua o custo de aquisição, transporte, impostos e quaisquer outros custos diretamente relacionados à compra das mercadorias, por isso a importância de inserir as informações corretamente no sistema, no momento da entrada da mercadoria, alguns sistemas já importam as informações da nota fiscal de entrada direto do site da receita, ficando a cargo do responsável pela entrada da nota fiscal no estoque apenas a verificação e conformidade das informações.
- Determine o valor do estoque Final:
Este é o valor do inventário que a empresa tem no final do período analisado. Esse valor pode ser obtido da mesma forma que o estoque inicial.
Calcule o CMV:
CMV= EI+C-EF
EI=Estoque Inicial
C=Compras de Mercadorias
EF=Inventário Final
Exemplo Prático:
Vamos supor que uma empresa tenha os seguintes dados, para um faturamento mensal de 270.000
Estoque Inicial: R$ 30.000
Compras de Mercadorias: R$ 100.000
Inventário Final: R$ 40.000
CMV= EI+C-EF
CMV= 30.000+100.000-40.000
CMV=90.000
Assim sendo o valor do custo das mercadorias vendidas desta empresa é de 90.000 ou 33,3%
Neste nosso exemplo temos um lucro bruto ou margem de contribuição de 180.000
(=) FATURAMENTO è 270.000 è100,0%
(-) CMV è 90.000 è 33,3%
(+) LUCRO BRUTO è 180.000 è 66,7%
É importante revisar regularmente os cálculos de CMV para identificar erros ou discrepâncias que possam afetar a análise financeira da empresa. Seguir esses passos ajudará a garantir que o cálculo do CMV seja preciso e útil para a gestão financeira da empresa.
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